Espaço da Geografia

Espaço dedicado a demonstração de trabalhos dos alunos do Professor João Batista e Fórum de Debates sobre temas atuais!

segunda-feira, outubro 05, 2009

SÉTIMO ANO A+B - A "FUGA" DAS INDÚSTRIAS!



A INDÚSTRIA APRENDE A FALAR
UAI, ÓXENTE E TCHÊ.

“A indústria sai de centros tradicionais, como São Paulo e vai para o interior, Minas, Bahia e Rio Grande do Sul, em busca de maiores vantagens e salários mais baixos”.

Faça um teste: dê uma olhadinha em um livro escolar antigo, de Geografia ou História do Brasil. Procure lá o capítulo “Indústria”. Não há dúvida de que o livro apontará como o maior centro industrial, a Grande São Paulo, formada por 38 municípios, com destaque para a região do ABCD (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema).
A Grande São Paulo ainda é a maior. Mas, coisas mudaram muito nos últimos anos. Minas Gerais transformou-se em um importante centro de atração de novas indústrias, “sugando” várias empresas que já estavam instaladas em São Paulo. O Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia ganharam novas montadoras de automóveis.
O ABCD, que já chegou a contar com 203 mil operários metalúrgicos, no fim dos anos 80, hoje, conta com menos de 120 mil.
Alunos do Anglo do Sétimo A e B - Participem!!!!

O que está acontecendo?
O que acha que pode acontecer com a Grande São Paulo, que perde unidades industriais para outros estados?

18 Comments:

  • At 14 outubro, 2009 17:39, Blogger Unknown said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 14 outubro, 2009 17:40, Blogger Unknown said…

    Em minha opinião, a Grande São Paulo, está perdendo as indústrias, pois está deixando faltar espaços disponíveis para a expansão, e além disso, estão criando muitas indústrias, e não dando conta de ''sustentar todas''.

    Em minha opinião, a grande São Paulo, vai perder indústrias, e vai faltar muitos empregos, e muitas pessoas irão ficar desempregadas, e vão se mudar para outras cidades ou estados para procurar emprego, e por isso São Paulo também vai perder sua população.

    Professor, não sei se estar certo, coloquei a minha opinião.

    Isabela Francisco Parpinelli. n°13 - 7°ano B

     
  • At 15 outubro, 2009 09:33, Blogger Ana Laura said…

    Professor,na minha opinião a Grande São Paulo está perdendo muitas industrias devido a falta de espaços para sua expanção. Com isso muitas pessoas ficaram desempregadas e mudaram de estado para procurar emprego.

    Ana Laura Dezanetti dos Santos 7* ano A - N* 3

     
  • At 18 outubro, 2009 20:59, Blogger Unknown said…

    Em minha opinião,como Minas Gerais está atraindo várias indústrias para lá.São Paulo está perdendo em pregados,e até indutrias,assim deixando de expandir,dando pouquicimos empregos e "não conseguindo sustentar",comercio,cidade e indútrias dando prezuijos para a cidade.



    Larissa Dezeniski Santana.N°18-7°B

     
  • At 20 outubro, 2009 12:58, Blogger Unknown said…

    As industrias estão saindo de São Paulo em busca de mao de obra barata e menos impostos.
    O que vai ocorrer com São Paulo e que vai perder industrias vai ter menos lucros sobre as industrias pois eles nao vão poder cobrar impostos vai aumentar o numero de desimpregado, aumentando a criminalidade de São Paulo e a pobreza

    Gustavo Galego Vagaes Nº 11 7ºano A

     
  • At 20 outubro, 2009 20:36, Blogger Unknown said…

    Na minha opinião a Grande São Paulo está perdendo as industrias pois está faltando espaços disponíveis para as industrias criando muitas e muitas industrias não dando comta de sustentalas,ocorrendo o desemprego de muitas pessoas que se mudam para outra cidade para procurar impregos temdo a comsequencia da perda da população.
    Letícia Paro Biage 7ºA Nº15

     
  • At 20 outubro, 2009 20:42, Blogger Unknown said…

    Na minha opinião a Grande São Paulo está perdendo as indústrias pois está faltando espaços disponíveis para a sua expansão criando muitas e muitas industrias não dando comta de sustentalas, São Paulo vai perder muitas indústrias que irá ocorrer o desemprego de meuitas pessoas que acabam se mudando de cidade ou até mesmo para outros estado ou países perdendo a sua grande população.

    Obs:Verifique com muito carinho precisso desse:0,5 ponto

    Letícia Paro Biage 7ºA Nº-15

     
  • At 20 outubro, 2009 20:49, Blogger Unknown said…

    Na minha opinião a Grande São Paulo está faltando espaços disponives para a produção de industrías, estão criando muitas e muitas industrias que não estão dando comta de sustentalas.Perdendo muitos habitantes por causa do desemprego, muitas pessoas mutam de cidade, estado ou até mesmo de país para emtar uma nova vida perdendo a sua população.

    Obs:Verifique com muito carinho ♥

    Letícia Paro Biage 7ºA Nº-15

     
  • At 20 outubro, 2009 20:55, Blogger Unknown said…

    Na minha opinião a Grande São Paulo está faltando espaços disponives para a produção de industrías, estão criando muitas e muitas industrias que não estão dando comta de sustentalas.Perdendo muitos habitantes por causa do desemprego, muitas pessoas mutam de cidade, estado ou até mesmo de país para emtar uma nova vida perdendo a sua população.

    Obs:Verifique com muito carinho ♥

    Letícia Paro Biage 7ºA Nº-15

     
  • At 21 outubro, 2009 16:03, Blogger gabriel said…

    Na minha opiniao sao paulo esta perdendo as industrias pois nao tem espaço disponivel e a mao de obra e muito cara
    Gabriel Garcia 7A

     
  • At 21 outubro, 2009 21:16, Blogger eduardo 7 ano A said…

    As indústrias estão saindo de São Paulo porque estão na busca de mão-de-obra barata, isenção de impostos e terrenos mais baratos ou doados pelos governos.
    E em São Paulo o número de desempregados aumentará, com isso a quantidade de crimes e a pobreza aumentam.

    Eduardo Rodrigues Jr.
    n°:05 7° ano A

     
  • At 31 outubro, 2009 10:40, Blogger Unknown said…

    Na minha opinião, a Grande São Paulo está perdendo as indústrias por vários motivos.São eles:
    -Falta de espaço disponível para novas indústrias;
    -Mão-de-obra muito cara;
    -Transporte muito caro;
    -Congestionamentos de trânsito em ruas, avenidas e estradas, dificultando a circulação de mercadorias e produtos.
    Poderá acontecer, com a Grande São Paulo que perde unidades industriais para outros estados, que ela não fique tão conhecida como está hoje. Como hoje em dia já há outros estados importantes, na minha opinião, com certeza haverá outros estados que serão tão importantes como São Paulo já foi e ainda é, mas está diminuindo.
    Ana Beatriz Belletti Lopes Aires
    nº- 2
    7ºB

     
  • At 31 outubro, 2009 11:00, Blogger Unknown said…

    Na minha opinião, a Grande São Paulo está perdendo indústrias pela falta de espaço para expansões; mão-de-obra muito cara; saturação da infra-estrutura; e muito trânsito nas ruas, atrapalhando a circulação de mercadoria.
    As indústrias saem de São Paulo procurando lugares com:
    -Menos impostos;
    -Mão de obra barata;
    E assim São Paulo poderá virar uma cidade sem indústrias, com outros estados dominando essa área.

    Marina Sakomoto
    Nº 19
    7ºB

    -

     
  • At 19 novembro, 2009 14:59, Blogger Unknown said…

    Na minha opinião,as industrias estão desaparecendo de SP, isso porque está faltando espaços sem utilização para a expansão,e também com o crescimento de muitas industrias SP não consegue manter todas de pé.
    Sp está perdendo muitas industrias e isso gera falta de emprego e as pessos qe irão ficar desempregadas terão de sair da cidade a procura de outras cidades com empregos disponiveis, isso resulta que Sp irá ficar com sua população reduzida



    Bianca Akemi Miyata Torres n°4
    7° ano B

     
  • At 19 novembro, 2009 15:31, Blogger Unknown said…

    Em minha opinião as industrias estao saindo de SP para consaguirem salários mais baixos para os empregados
    Isso pode acabar gerando mudanças na localizaçao das industrias,hoje elas estao em SP amanha podem estar em outros estados,com isso faltará emprego em SP e as pessoas mudaram de cidades atrás de novos empregos.

    THYAGO DAMICO PELICIA N°23 7°ANO B

     
  • At 20 novembro, 2009 16:23, Blogger tópico said…

    Em minha opinião,as indústrias estão saindo de São Paulo,para se instalarem em locais que tenham menos impostos e mão de obra mais barata,tabem está faltando espaço diponivel para que SP possa espandir,com essa imigração das indústrias vai almentar o desemprego almentar a criminalidade e SP vai perder a maioria de sua população.


    Andre Luiz Ferracini Shinkai Nº3 7ºANO B

     
  • At 21 novembro, 2009 21:01, Blogger Unknown said…

    Na minha opinião, a Grande São Paulo está perdendo as indústrias por vários motivos. Alguns como a falta de espaço para novas industrias, a mão-de-obra bem mais cara, transporte dificil por causa dos congestionamentos de trânsito tanto na cidade como nas estradas,
    A grande SP vai perder muitas indústrias, vai faltar muito emprego para a população, consequentemente eles vão buscar outras cidades, em estados com mais indústrias para se instalarem.
    FLávia F P Ribeiro n.º 08 7 b

     
  • At 30 novembro, 2009 22:30, Blogger Unknown said…

    Professor o meu comentário está meio tatrassado ,mas o que vale é aprender,certo?
    Queria dizer que em minha opinião São Paulo está perdendo industrias por a mão de obra ser cara e os impostos serem muito altos.
    Em busca de novos lugares para se intalar a industria vai para lugares que ela possa se desemvolver melhor, sendo assim as industrias sempre acabam ganhando com leis menos rigidas impostos e mão de obra mais barata.
    Mas a cidade que ela deixou sofre com isso pessoas ficam sem emprego e se marginalizam e quando ficam marginalizadas a probresa tende a se aumentar.

    Ana Carolina Bertelli Maschietto
    N°2 - 7°A.

     

Postar um comentário

<< Home